quarta-feira, 26 de Maio de 2004

PSTU: uma década de lutas

Há 10 anos, nos dias 5 e 6 de junho de 1994, realizava-se o Congresso de fundação do PSTU. Nos próximos meses, nosso partido vai realizar uma série de atividades para comemorar seu aniversário.

O PSTU foi resultado da fusão de mais de 40 organizações nacionais e regionais que romperam com o PT, em 1992. A principal era a Convergência Socialista (CS), uma das correntes fundadoras do PT. A CS foi expulsa do PT por recusar-se a obedecer a direção do partido, a Articulação, que era contra levantar a bandeira "Fora Collor".

Diversas organizações não aceitaram essa expulsão e formaram uma Frente Revolucionária que se transformou no Movimento pró-PSTU. Depois de dois anos de uma profunda discussão sobre programa e estatutos, o partido foi fundado, em 1994.
Sobre as relações internacionais, houve mais um ano de debates, ao fim dos quais o PSTU aderiu à Liga Internacional dos Trabalhadores-Quarta Internacional (conhecida como LIT), organização fundada por Nahuel Moreno, dirigente trotskista argentino, morto em 1987.

`AtoEm 10 anos de existência, o PSTU se construiu dia-a-dia na luta direta dos trabalhadores. Também participou de eleições, lançando candidatos contra os governos burgueses, e defendendo o socialismo. Em 1998 e 2002, foi candidato à presidência da República, o metalúrgico José Maria de Almeida, o Zé Maria.

Uma trajetória de 30 anos
Embora o PSTU tenha somente 10 anos de vida, a luta da corrente trotskista organizada na LIT, da qual fazia parte a CS, começou em dezembro de 1973. Fundada em Buenos Aires, por quatro exilados brasileiros que fugiam do golpe
de Pinochet, a Liga Operária tinha como objetivo construir um partido revolucionário no Brasil sob o regime militar.

Durante 20 anos a organização cresceu e assumiu distintas denominações que corresponderam a diferentes fases de sua construção: Liga Operária, Partido Socialista dos Trabalhadores, Convergência Socialista, Alicerce da Juventude Socialista e, novamente, Convergência Socialista.

História e atualidade: o partido revolucionário
As polêmicas e as lutas políticas desses 30 anos tiveram conseqüências na luta de classes brasileira e estão mais atuais do que nunca. Desde o nascimento desta corrente, como Liga Operária, até os anos recentes como PSTU, nós defendemos a construção de um partido revolucionário no Brasil, voltado para a luta e não para as eleições; um partido empenhado na construção de uma organização internacional dos trabalhadores; com base no centralismo democrático. Sob este programa, a independência da classe operária se contrapunha à aliança com a burguesia e seus partidos.

Leilão da TelebrásA direção do PT abandonou há tempos qualquer verniz socialista, reformista ou até mesmo anti-imperialista. Formada pela Articulação e seus aliados, ao contrário, defendeu e aplicou uma estratégia de chegar ao governo através das eleições para gerir o próprio Estado capitalista burguês.

Para atingir este objetivo, fez alianças com partidos burgueses, o que culminou no governo Lula, composto por uma grande frente com empresários e partidos de direita.
O resultado desta política da Articulação, no governo, é a aplicação do mais neoliberal dos programas burgueses, seguindo à risca a cartilha do FMI.

Isso mostra que política e concepção de partidos são debates que estão na ordem do dia. A comemoração dos 10 anos do PSTU e dos 30 de nossa corrente trotskista será um momento privilegiado para reavivar essa polêmica e impulsionar a construção do partido revolucionário no Brasil.


  • BAIXE O SELO DOS 10 ANOS DO PSTU


    Clique na figura acima para salvar em formato .jpg (230 kb)
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
     

    JORNAL

    OPINIÃO

    SOCIALISTA

    Uma voz de esquerda operária e socialista

    GALERIAS DE FOTOS
    CRONOLOGIA

    Sede nacional:

    Avenida Nove de Julho, 925

    Bela Vista - São Paulo - SP

    Metrô Anhangabaú

    CEP 01313-000

    (11) 5581.5776

    Maceió - AL Itabuna - BA Goiânia - GO Belo Horizonte (Centro) - MG Divinópolis - MG Belém - PA Teresina - PI Campos dos Goytacazes - RJ
    Manaus - AM Sede nacional - BR São Luís - MA Belo Horizonte - Barreiro - MG Uberaba - MG Belém (Altos) - PA Maringá - PR São Gonçalo - RJ
    Macapá - AP Juazeiro do Norte - CE Imperatriz - MA Juiz de Fora - MG Campo Grande - MS Belém (São Bráz) - PA Curitiba - PR Niterói - RJ
    Salvador - BA Fortaleza - CE Timon - MA Lavras - MG Cuiabá - MT João Pessoa - PB Rio de Janeiro - Zona Oeste - RJ Nova Friburgo - RJ
    Camaçari - BA Brasília - DF Itajubá - MG Contagem - MG Rondon do Pará - PA Cabo de Santo Agostinho - PE Valença - RJ Nova Iguaçu - RJ
    Mucuri - BA Vitória - ES Belo Horizonte - MG Contagem - MG Cametá - PA São Lourenço da Mata - PE Volta Redonda - RJ Duque de Caxias - RJ
    Ipiaú - BA Formosa - GO Uberlândia - MG Monte Carmelo - MG São Francisco do Pará - PA Recife - PE Macaé - RJ Baixada Fluminense - RJ

    Mais sedes...